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2 Técnicas Poderosas para Aumentar a Retenção e o Engajamento

Existem duas técnicas poderosas que podem aumentar brutalmente a retenção e o engajamento para os seus conteúdos e seus vídeos, ampliando sua audiência.

Estas técnicas são utilizadas pelos maiores copywriters do mundo e estão presentes nas melhores copys e cartas de vendas que faturam milhões.

Uma infoprodutora teve um faturamento 4x maior assim que aplicou estas técnicas em seu lançamento.

Na indústria bilionária do cinema, estas duas técnicas são usadas de maneira magnífica em filmes e principalmente em seriados.

Quando estas técnicas são combinadas fazem as pessoas ficarem vidradas e ávidas pelo conteúdo que está sendo apresentado.

Como Aumentar Brutalmente a Retenção e o Engajamento dos seus Conteúdos

A primeira, das 2 técnicas, é chamada de Salga.

A técnica da salga tem este nome porque é como se fosse sal para “temperar” aquilo que está sendo apresentado. Na culinária, por exemplo, se não coloca-se sal ou tempero, a comida fica insossa, sem sabor. 

Por outro lado, se colocarmos muito sal ou tempero, a comida fica salgada, intragável. Porém, se colocarmos a quantidade certa de sal ou tempero, a comida fica deliciosa.

Logo, a técnica da Salga funciona da mesma maneira: primeiro você “salga” (ou “tempera”) aquilo que vai apresentar ou falar, criando expectativa e despertando desejo.

Na prática, você deve expôr, logo nas primeiras palavras e frases, a transformação, o objetivo, o resultado e/ou provas do que é possível conseguir ou conquistar com aquele conhecimento que será apresentado.

Estes argumentos devem ser apresentados antes de qualquer outra coisa. Isso despertará a atenção e interesse da audiência fazendo com que ela queira saber mais sobre o que você está prestes a dizer. 

Mas cuidado! Como no exemplo que citei sobre a comida, se você salgar demais, ficará chato, cansativo e o efeito será o contrário. Geralmente funciona bem entre 3 a 5 frases ou parágrafos curtos. De qualquer forma você deve testar e utilizar a técnica nos seus conteúdos para saber a dose certa para a sua audiência.

E quando você aplica esta técnica em lançamentos, você poderá ter resultados como a infoprodutora que citei no começo.

Ela estava há dois anos tentando fazer sozinha o lançamento do seu treinamento e o faturamento máximo que ela tinha conseguido foi de aproximadamente R$15mil, com uma média de 11 vendas. 

E logo após aplicar as 2 técnicas em um webinário, conforme minhas orientações no primeiro lançamento que fizemos juntos, o faturamento saltou para R$58.431,89 com 40 vendas, com um investimento em tráfego praticamente o mesmo.

Pode até parecer que não foi um excelente resultado para um lançamento em apenas 5 dias de vendas. Mas o resultado foi praticamente 4x melhor!!!

E depois vieram resultados ainda melhores como o tão almejado 6 em 7 e um faturamento total acima de meio milhão de reais nos 5 lançamentos que fizemos junto, que eu já vou mostrar logo após explicar a segunda técnica.

A segunda técnica é chamada de Ciclo (alguns também chamam de Loop).

A técnica do Ciclo é a base do sucesso de audiência dos seriados. É ela que é a responsável para que você fique ansioso, na expectativa do próximo episódio. 

Com esta técnica você retém a atenção e interesse nos seus conteúdos em texto, áudio ou vídeo, para que tudo seja consumido até o fim ou até a sua conclusão.

A técnica do Ciclo funciona muito bem, porque o nosso cérebro não consegue ficar com informação inacabada, em aberto.

Dessa forma nós queremos saber como termina a informação, o assunto ou a história para termos uma conclusão e darmos sentido àquilo.

Se você assiste seriado, sabe exatamente como é isso. Ao final de um episódio você quer saber o que acontecerá no próximo. E aquilo gera antecipação, expectativa e te deixa ansioso para ver o próximo episódio. 

Isso é realmente muito poderoso. É quase viciante… 

Portanto, a técnica do Ciclo consiste em você abrir um ciclo em um determinado momento do seu conteúdo e fechá-lo lá na frente, após passar as informações que você quer que a sua audiência veja.

Na prática você abre um ciclo abordando o assunto parcialmente, faz um gancho para uma informação que você quer que sua audiência conheça e somente então finaliza o ciclo concluindo o assunto que você tinha começado a abordar inicialmente.

Para ilustrar e facilitar o entendimento da técnica, imagine que você começa falando sobre o assunto A. Depois que abordou parcialmente o assunto A, faz um gancho para começar a falar do assunto B. Finaliza o assunto B e então volta para o assunto A para concluí-lo. 

Nos seriados é exatamente assim: quando está chegando ao final de um episódio, começa a acontecer algo (aqui é quando eles abrem um ciclo) e o episódio termina sem o desfecho do que estava acontecendo. Só no próximo episódio é que o ciclo que foi aberto no episódio anterior, é fechado. 

Isso deixa a audiência maluca, gerando expectativa e interesse em querer saber o que acontecerá a seguir, como será conclusão daquilo. E, consequentemente, leva a audiência querer assistir o próximo episódio.

E a técnica do Ciclo fica ainda melhor quando você abre um novo ciclo antes de finalizar o ciclo anterior. Ficando assim, por exemplo: A(inicia assunto A) -> B(inicia assunto B) -> A(finaliza assunto A) -> B(finaliza assunto B). 

Quando você começa a dominar esta técnica, você poderá abrir diversos ciclos nas suas apresentações e nos seus conteúdos. Vai depender exclusivamente da sua criatividade e prática.

Essas duas técnicas, a Salga e o Ciclo, quando combinadas e adequadamente utilizadas nos seus conteúdos, tem o poder de elevar drasticamente o número de pessoas que consomem o seu conteúdo e consequentemente impacta direta e positivamente nos resultados dos seus lançamentos.

E pode, claro, te levar a conquistar o “famigerado” 6 em 7, como aconteceu com aquela minha parceira que falei anteriormente que só conseguia faturar em média de R$15.000,00. Veja:

Com o meu auxílio o faturamento ultrapassou a barreira dos 100 mil reais em 2019, logo no terceiro dia de carrinho aberto e chegou em R$161.242,64 com 77 vendas realizadas ao final do lançamento.

Realmente fazer 6 em 7 para quem está começando do zero, é algo inexplicável. 

Uma satisfação enorme de dever cumprido e saber que você está no caminho certo para alcançar a casa dos milhões – 7 dígitos – e ainda saber que está ajudando a transformar a vida de milhares de pessoas.

E o resultado vai crescendo exponencialmente, como você pode ver neste faturamento total após 5 lançamentos trabalhando juntos:

R$600.877,10. Nada mal, né?

Um coisa é fato: só de você implementar estas 2 técnicas na sua comunicação e nos seus conteúdos, seus resultados já irão para outro nível. Como falei, são 2 técnicas poderosas para aumentar a retenção e o engajamento.

Se você é infoprodutor e está com dificuldades de alavancar seu projeto e gostaria de ter minha ajuda para conquistar o seu primeiro 6 em 7, ou escalar seus lançamentos para múltiplos 6 dígitos de faturamento, entre em contato comigo pelo Whatsapp.

Um forte abraço e sucesso na sua jornada!  

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Igor Tolentino

Estrategista em Marketing Digital. Mentor e Copywriter. Serviços de Copy e Páginas de Vendas de Alta Conversão. +1MM de faturamento com vendas de infoprodutos.

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